A proposta da atribuição do título de Sócio de Mérito da AFP a Rui Manhoso partiu da Direção da instituição e foi aprovada por unanimidade na Assembleia-Geral Ordinária, que se realizou no Auditório Municipal de Sousel, com a totalidade dos clubes presentes a associar-se a este tributo.

Ao final da tarde, na nona Gala da AFP, o Presidente da Direção, Daniel Pina, acompanhado pelo Presidente do Município de Sousel, Manuel Valério, entregaram a Rui Manhoso o Diploma que imortaliza esta homenagem e o Diretor da FPF foi aplaudido de pé por mais de uma centena de agentes desportivos.

Em resposta, Rui Manhoso mostrou-se emocionado e não escondeu o orgulho por uma distinção que o vincula à história da centenária Associação de Futebol de Portalegre.

Com este gesto, a Direção da Associação de Futebol de Portalegre e os seus clubes "prestaram um tributo a uma personalidade indissociável da história do futebol português, que se distinguiu pelo excelente trabalho realizado e pela notoriedade que conferiu à Federação Portuguesa de Futebol e às Associação Distritais e Regionais".

Sobre Rui Manhoso

Com uma vida dedicada ao futebol e ao associativismo, Rui Manhoso foi Presidente da Direção da Associação de Futebol de Santarém durante 24 anos e iniciou o seu percurso como Diretor da FPF em 2011, tendo estado envolvido em várias áreas de gestão e desenvolvimento do futebol em Portugal, incluindo a coordenação de atividades relacionadas com as seleções nacionais, competições, Associações Distritais e Regionais, e relações institucionais.

Ao longo do seu percurso na FPF, Rui Manhoso contribuiu para o desenvolvimento do futebol português e para a promoção de iniciativas para tornar o desporto mais inclusivo e acessível.