Inicia-se neste sábado a Taça Nacional Sénior Masculina de Futsal, tendo uma vez mais os Campeões Distritais necessidade de participar nesta prova para terem acesso à 3.ª Divisão Nacional de Futsal na época 2023/2024.

Como na mesma estrutura federativa não podem existir “dois pesos e duas medidas”, a Direção da Associação Futebol Portalegre reafirma a posição que já anteriormente tornou pública, pois vejamos:

No Futebol (com 5 equipas) o Campeão Distrital tem acesso direto ao Campeonato de Portugal em 2023/24. Já no Futsal (com 10 equipas) o Campeão Distrital tem de ir à Taça Nacional de Seniores para ter acesso à 3.ª Divisão Nacional na referida época.

Significa isto que, na próxima época e tal como já aconteceu em 2022/23 e também anteriormente, serão vários os Campeões Distritais de Futsal que não vão ter lugar na 3.ª Divisão Nacional, uma realidade que não traduz nem o mérito desportivo nem a representatividade das Associações Distritais e Regionais.

Não é compreensível que, quando existiam apenas duas Divisões Nacionais, os Campeões Distritais tinham acesso direto à 2.ª Divisão Nacional e agora, com três Divisões Nacionais, os Campeões Distritais não tenham esse acesso direto à 3.ª Divisão Nacional.

A AF Portalegre tem sido uma das Associações Distritais e Regionais que mais tem reivindicado de forma incansável a alteração deste modelo competitivo junto dos responsáveis do Futsal da Federação Portuguesa de Futebol, sendo que sempre se mostraram intransigentes relativamente a esta situação.

Até quando será necessário esperar para que, de uma vez por todas, seja feita justiça e os Campeões Distritais tenham acesso direto às Competições Nacionais?

A Direção