AF Portalegre a caminho da Liga de Ouro
Seleção Sub-16 de Futebol Feminino venceu fase zonal e vai estar entre as melhores do país.
23 dezembro 2024
Seleções
A Seleção da Associação de Futebol de Portalegre venceu, no último fim-de-semana, a fase zonal do Torneio Interassociações Sub-16 de Futebol Feminino, garantiu o seu lugar na Liga de Ouro e vai estar entre as melhores seleções do pais na fase final da competição.
Orientada por André Alfaia, Mário Claudino e Eduardo Serrano, a equipa de Portalegre entrou com o pé direito nesta fase zonal e bateu a seleção da Associação de Futebol de Castelo Branco no jogo inaugural desta fase zonal, que se realizou no distrito de Portalegre, nomeadamente nos concelhos de Crato, Nisa e Portalegre.
Frente a Castelo Branco, no Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, Portalegre entrou logo a vencer, com um golo madrugador de Rita Ribeiro, mas a equipa visitante respondeu bem e, aproveitando alguma falta de eficácia do conjunto de Portalegre, fez o empate antes do intervalo.
Na segunda metade, e perante algum nervosismo da equipa da "casa" a turma albicastrense fez o segundo golo e cresceu no encontro. A resposta de Portalegre surgiu através de Margarida Matos que, ao empatar novamente a partida, fez desinibir a Seleção portalegrense que, depois de falhar algumas ocasiões flagrantes, chegou finalmente à vantagem com um golo de Joana Raposo. Ainda antes do apito final, numa boa jogada individual, Madalena Cortes fechou o resultado final em 4-2.
No segundo jogo do Torneio, Portalegre enfrentou a Guarda no Campo de Jogos Dª Maria Gabriel Vieira, em Nisa. Mesmo a acusar alguma fadiga devido ao jogo do dia anterior, a Seleção da "casa" foi superior em todos os períodos do jogo e adiantou-se no marcador logo na primeira parte através de um golo de Maria Ruas.
Já na segunda metade, a Guarda procurou responder, mostrou atitude e resiliência, mas a insistência do conjunto orientado por André Alfaia, Mário Claudino e Eduardo Serrano acabou por se traduzir em golos, primeiro por Madalena Cortes e depois por Lúcia Paixão, que dedicou o golo a Joana Raposo, que ficou de fora por lesão.
A fase zonal do Torneio Interassociações Sub-16 de Futebol Feminino terminou no domingo, no Estádio Municipal de Gáfete, onde Castelo Branco bateu a Guarda por seis bolas a uma e carimbou o seu lugar na Liga de Prata da fase final da competição.
Para o presidente da Direção da Associação de Futebol de Portalegre, Daniel Pina, "é um orgulho enorme voltar a ter o nosso futebol feminino junto da elite nacional, mas depois do talento e atitude que esta equipa demonstrou dentro de fora de campo, estou certo que é esse o nosso lugar".
"Quero felicitar as nossas meninas, a equipa técnica e todos os que acompanharam e apoiaram a nossa seleção ao longo desta fase zonal. Foi um privilégio receber na nossa região uma competição da Federação Portuguesa de Futebol", afirmou o dirigente.