Foi ontem renovado o Estado de Emergência e o Governo anunciou que as novas medidas de restrição que vão entrar em vigor amanhã, a partir das 00 horas, na sequência de um disparo no número de casos de Covid-19 em Portugal. 

Perante o aumento do número de casos, aliado a um confinamento com medidas semelhantes àquelas que foram aplicadas em Março de 2020, a Direcção da Associação de Futebol de Portalegre decidiu suspender a competição na Liga Francisco Gil | Futebol e na Liga Francisco Gil | Futsal. 

No último ano, e perante uma situação excepcional e um vírus desconhecido, fomos peremptórios em cancelar as competições, conscientes de que regressaríamos ainda mais fortes.

Procurámos apoiar os nossos clubes, quer através de incentivos e da redução de encargos habituais, quer através de equipamentos que considerámos indispensáveis para o seu quotidiano. Para além disso, e perante a ausência de público, procurámos levar o futebol e o futsal a casa de todos, reforçando a nossa parceria com a empresa FGil Automóveis, o que se traduziu na transmissão semanal de um jogo de cada uma das nossas competições (futebol com a TV Guadiana, futsal com a Vozes do Futsal de Portalegre).

Quando já sonhávamos com o regresso da competição aos escalões de formação, algo que consideramos indispensável não só para o futuro desta Associação e do futebol e futsal distrital, mas também para um crescimento e desenvolvimento saudável das nossas crianças e jovens, fomos surpreendidos por uma nova e mais dura vaga. O número de infectados e de mortes devido à Covid-19 destruiu mais uma vez os nossos sonhos, assim como os de muitos portugueses que anseiam pela sua segurança e por um regresso à normalidade. 

Mas hoje, como em Março, as vidas das nossas populações são a prioridade e é novamente com um enorme sentido de responsabilidade que suspendemos as competições e aconselhamos todos a seguirem as recomendações da Direcção-Geral de Saúde. 

Esta suspensão, tal como acontece com o Estado de Emergência, será revista dentro de 15 dias. Os nossos serviços estarão encerrados, mas a funcionar através dos canais habituais.

O destino do nosso futebol e do nosso futsal será idêntico ao das restantes actividades que se encontram suspensas. Por essa razão, apelamos à compreensão e responsabilidade de todos. O nosso comportamento será decisivo para salvar vidas e para um regresso à normalidade que todos queremos em Portugal. 

Fiquem bem, fiquem em casa! 

A Direcção,