Quatro dias, quatro jogos, quatro demonstrações de qualidade e determinação. Portalegre mostrou a qualidade do seu futsal no Torneio Interassociações Sub-17 de Futsal Masculino que teve lugar, de 27 a 30 de Dezembro, em Castelo Branco.

De Portalegre partiram 12 jovens, comandados por Manuel Grosa, Marco Gonçalves e Tiago Rasquete, conscientes da sua responsabilidade e da dificuldade de uma competição de observação, na qual iam enfrentar as selecções de Vila Real, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Guarda. Na comitiva seguiram ainda o Chefe de Serviços da AF Portalegre, José Alfaia, o Técnico de Comunicação da AF Portalegre, André Relvas, e o Presidente da Direcção da União Desportiva do Concelho de Sousel, Germano Namorado.

No primeiro jogo, frente a uma selecção de grande qualidade, os nossos guerreiros entraram nervosos e viram Vila Real marcar por duas vezes até conseguirem reagir. No nosso melhor momento Rodrigo Neves reduziu a desvantagem e Portalegre acreditou, mas depois do intervalo Vila Real apresentou se mais consistente, teve boas oportunidades e acabou por ampliar a vantagem, vencendo por 4-1.

Completamente diferente foi a história do segundo dia. Portalegre entrou bem no jogo e foi construindo a sua vantagem. Com bons lances e jogadas individuais, os nossos jovens chegaram ao intervalo a vencer por quatro bolas a uma. Na segunda metade Portalegre entrou confiante e alargou ainda mais a vantagem. Viana do Castelo tentou responder mas Portalegre esteve sempre por cima e venceu justamente. Marcaram por Portalegre Miguel Brás (3), José Silveira (2), Francisco Celestino (2), Rodrigo Neves (2), Pedro Narciso e Gonçalo Almeida (2).

Para o terceiro dia estava reservada a melhor prestação da selecção alentejana. Contra uma seleção muito forte, Portalegre mostrou toda a qualidade do seu futsal. Os nossos guerreiros estiveram por duas vezes em desvantagem, mas nunca baixaram os braços e empataram a três bolas com Ponta Delgada num jogo disputado até ao último segundo. Marcaram pela nossa selecção Miguel Brás (2) e Francisco Celestino. Grande demonstração de atitude, união e vontade de vencer.

Já a acusar o desgaste da competição, Portalegre despediu-se do torneio com uma derrota pesada frente à Guarda. A revelar cansaço e falta de foco nos instantes iniciais, a nossa selecção chegou ao intervalo a perder por cinco golos sem resposta. Depois do intervalo a atitude mudou e Portalegre reduziu a desvantagem através de Rodrigo Neves. Mas já nos instantes finais, o desgaste foi visível e, apesar da entrega dos nossos guerreiros, acabámos por sofrer mais dois golos. 

A AF Portalegre saiu de Castelo Branco com duas derrotas, um empate e uma vitória, numa competição em que foram utilizados todos os convocados, um grupo de 12 jogadores de quatro clubes do Alto Alentejo: União de Sousel, Associação Desportiva de Alter, Eléctrico Futebol Clube e “Os Avisenses”.

“Estamos orgulhosos desta prestação, não só em termos desportivos, mas acima de tudo pela atitude demonstrada dentro e fora da quadra. Agradecemos aos técnicos e a toda a comitiva e, principalmente, aos nossos jogadores, que tudo fizeram para dignificar a camisola da AF Portalegre. O percurso dos nossos jovens valoriza a nossa Associação e o nosso futsal. Foram enormes”, refere Daniel Pina, o presidente da Direcção da AF Portalegre.