Competições Seniores 

Desde o aparecimento da pandemia, a Associação de Futebol de Portalegre (AFP) procurou ter sempre uma postura responsável e priorizou a defesa dos interesses dos seus clubes e agentes desportivos, bem como da população do Alto Alentejo. Vivemos duas épocas extremamente difíceis, com enormes condicionantes à prática das modalidades, mas que não nos desviaram do nosso projecto desportivo. Ao longo deste período, a Associação de Futebol de Portalegre nunca deixou de tomar as medidas que considerou necessárias para responder às consequências da situação pandémica, ouvindo sempre as opiniões e propostas dos nossos dirigentes. 
A retoma da actividade desportiva trouxe uma nova esperança a todos os que, como nós, vivem apaixonadamente o futebol e o futsal, mas as obrigações intrínsecas à Orientação nº36/2020 da Direcção Geral de Saúde (DGS) traduziram-se em mais entraves para os nossos clubes e a mais uma decisão difícil. 
A Orientação n.º 36/2020 da DGS e a consequente testagem dos atletas, a indisponibilidade de instalações desportivas, entre outras condicionantes, são exemplos de factores enumerados pelos dirigentes dos clubes e que, na sua opinião, impossibilitam a retoma das competições. Sendo assim, e depois de reunir com os clubes filiados, a Direcção da AFP deliberou, em conformidade com a opinião generalizada dos dirigentes que marcaram presença nessa reunião, dar por concluídas as competições distritais de seniores de futebol e de futsal.

Retoma da Formação

Na mesma reunião, a grande maioria dos clubes manifestou também tristeza com as imposições da DGS, com impactos igualmente prejudiciais na retoma da formação. Sensível a esta frustração, e preocupada com os impactos desta longa paragem na actividade daqueles que são o futuro das nossas modalidades, a Direcção da AFP lançou o repto a todas as autarquias do distrito, bem como à Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) para que apoiassem na testagem dos atletas. É com enorme satisfação que registamos a aceitação por parte de vários Municípios da região e aplaudimos os clubes que estão neste momento a proceder à testagem dos seus atletas e a contribuir para um regresso responsável aos treinos e à actividade desportiva. 
A inscrição dos atletas da formação é gratuita, bem como o seguro desportivo até ao final da época. A realização de uma eventual competição (ou eventos informais) irá depender da evolução pandémica, bem como do número de inscrições por escalão.

Apoios aos clubes

Ao longo da última época desportiva, e mesmo enfrentando enormes condicionantes no que respeita à prática das modalidades, a Direcção da AF Portalegre procurou dar resposta às necessidades dos seus clubes e agentes desportivos. Para além do processo de modernização, com a entrega de material informático, a distribuição de equipamentos de protecção individual, a abertura de Cursos de Treinadores de Futebol (Grau I e Grau II), a Direcção da AFP decidiu suportar a parte do empréstimo do fundo da Federação Portuguesa de Futebol (1000 euros no futebol, 666 euros no futsal). Na sequência desta decisão, os clubes irão receber a totalidade do valor previsto no fundo, ou seja, 1500 euros para os participantes na Liga Francisco Gil | Futebol e 1000 para os clubes participantes na Liga Francisco Gil | Futsal. Entre ajudas directas e indirectas, o apoio aos clubes filiados ultrapassa já os 100 mil euros desde o início da pandemia.

A Direcção da AFP acredita que a próxima época desportiva irá representar uma viragem na actual situação pandemia, e está a alinhar a estratégia para assegurar mais apoio e um regresso em grande para o nosso futebol e o nosso futsal.