Mensagem do Presidente

Meus amigos,

O futebol é para mim uma grande paixão. Há mais de duas décadas que me dedico a esta viciante modalidade com entusiasmo e motivação. Tendo passado por diversos cargos na modalidade do futebol e futsal, na qualidade de praticante, treinador, delegado federativo e, recentemente, de dirigente associativo, conheço bem a realidade existente no setor e, por isso, estou empenhado em contribuir para o seu desenvolvimento e progresso.
 
Cabe-me agora a responsabilidade de presidir à Associação de Futebol de Portalegre, instituição centenária e uma das fundadoras da Federação Portuguesa de Futebol. Uma honra que assumo com responsabilidade e espírito de missão, na certeza de que, juntamente com a equipa que me acompanha, teremos pela frente um desafio aliciante e motivador. Acredito que este quadriénio de 2013/2017 será um virar de página desta associação, com a ajuda de todos os agentes desportivos implicados, bem como da equipa multidisciplinar que me acompanha (nomeadamente, órgãos sociais) e que me oferece condições para realizar um trabalho sério e exigente em prol deste setor. 

Sei que me espera um trabalho difícil. O país e o mundo vivem uma conjuntura económica delicada e expectante. A atual situação financeira da Associação de Futebol de Portalegre é um reflexo disso mesmo. O panorama atual faz-nos prever que a mobilização de recursos para a atividade desportiva, públicos ou privados, seja cada vez mais escassa e difícil de adquirir. A conjuntura afeta todos, mas, em particular, os clubes que se vêm confrontados com uma nova realidade que os obriga, muitas vezes, a repensar objetivos, adotar novas políticas desportivas e, naturalmente, a reduzir custos que os fragiliza desportivamente. Neste sentido, exige-se das associações e federações desportivas uma intervenção cada vez mais concertada e eficaz no que respeita aos procedimentos a ter nesta atividade, no sentido de se combaterem estas adversidades, de forma cuidada, atenta, racional, séria e responsável.
 
Temos um projeto que queremos implementar. Com objetivos definidos e um rumo traçado preparamos uma nova era, respeitando o que de bom se conseguiu no passado, mas olhando sempre para o futuro. Para tal contamos com todos aqueles que se queiram associar a nós, na procura de alcançar esses mesmos objetivos, mas também na procura de podermos crescer juntos. Para isso contamos com inúmeros parceiros estratégicos, tais como, a Federação Portuguesa de Futebol, os diversos agentes desportivos implicados neste fenómeno, empresas regionais e nacionais, na qualidade de patrocinadores, autarcas do distrito, entidades competentes e instituições relacionadas. Trabalharemos com todos num projeto comum, na procura de se contribuir para o crescimento e desenvolvimento do futebol, mas também para a dinamização e promoção do nosso distrito. Por outro lado, saberemos fazer uma gestão responsável dos recursos, utilizando um modelo que se paute pela sustentabilidade financeira.

Por outro lado, e no que respeita às atividades que queremos ver contempladas ao longo do nosso mandato, dizer que as mesmas vão para além das provas de futebol e futsal que todas as épocas desportivas a associação se compromete a organizar. Assim sendo, cabe-nos melhorar as mesmas, mas também criar outras atividades e eventos relacionados com o setor.
Neste sentido, o nosso programa comtempla quatro grandes áreas de intervenção, a saber: as atividades desportivas; a formação dos agentes desportivos; os eventos sociais e desportivos interligados e todas as outras áreas de intervenção relacionadas com a vida da AFP.

Por fim, quero deixar uma mensagem para todos aqueles que das mais variadas formas e nas mais variadas funções fazem parte desta grande família que é a Associação de Futebol de Portalegre. Vocês são a razão de ser desta instituição e é por vós que ela existe. Na qualidade de presidente da AFP, eu e a minha equipa disponibilizamo-nos a trabalhar por um melhor futebol e futsal no distrito, tornando-o cada dia mais forte e saudável.
 
Temos um grande caminho por percorrer e há muito trabalho para fazer em conjunto. Os desafios que nos esperam são grandes, as barreiras e dificuldades que temos pela frente são enormes, mas a vontade que temos em ajudar uma atividade que nos apaixona é ainda maior. Por tudo isto, aqui estamos dispostos a contribuir com trabalho para esta causa, na procura de um futebol cada vez melhor. Contem connosco! Contamos com todos!

 

Bem-hajam pela vossa atenção.

 

Em nome da Associação de Futebol de Portalegre, apresento-vos cordiais saudações desportivas.


 Nuno Filipe Esteves Barata Salgado e Silva

(Presidente da Direção da A. F. Portalegre)