História

A Associação de Futebol de Portalegre

 

Fundada a 29 de Outubro de 1911, a Associação de Futebol de Portalegre (AFP) é a segunda mais antiga do País e uma das três fundadoras da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

 

Na génese do nascimento da AFP estão o Grupo de Bombeiros Voluntários de Portalegre, o Grupo de Bombeiros Voluntários Robinson, o Sport Clube Portalegrense e o Sport Clube Esperancense que, embora já desaparecidos, deram um contributo essencial para o nascimento da Associação de Futebol de Portalegre, uma institução centenária que, desde a sua fundação, tem sido fundamental para o desenvolvimento da modalidade no Alto Alentejo e no País.

 

A antiga glória do Sport Lisboa e Benfica, Leopoldo Mocho, que chegou a Portalegre para integrar os CTT, desempenhou um papel crucial na origem da AFP, sensibilizando e motivando os dirigentes de quatro clubes a criarem juntos a segunda Associação de Futebol do País, sensivelmente um ano depois da congénere de Lisboa, fundada em 1910.

Leopoldo Mocho chegou à nossa região com o bichinho do futebol, fundou um novo clube – o Sport Lisboa e Portalegre, e mobilizou ainda os restantes clubes a criar a Associação de Futebol, que teve como primeiro presidente Álvaro Sampaio.


Em 1914, as Associações de Futebol de Portalegre, de Lisboa e do Porto (fundada em 1912) avançam para a criação da União Portuguesa de Futebol que, 10 anos depois, passou a designar-se Federação Portuguesa de Futebol.

A Associação de Futebol de Portalegre é possuidora das Medalhas de Mérito Municipal - Grau Ouro, e da Medalha de Mérito Desportivo e do Estatuto de Instituição de Utilidade Pública, títulos que demonstram o papel fundamental que tem desempenhado em prol do futebol na região.


 


1ª Direcção da A. F. Portalegre - 1911

 

Da esquerda para a direita:

Leopoldo José Mocho — 1º Secretário (Representante do Sport Lisboa e Portalegre);

Álvaro Coelho Sampaio — Presidente (Representante do Grupo de Bombeiros Voluntários de Portalegre);

Bernard Shaw — 2º Secretário (Representante do Grupo de Bombeiros Voluntários Robinson)

Ilídio José dos Santos — Tesoureiro (Representante do Sport Clube Esperancense).