A Selecção Distrital Sub-17 de Futsal participou, na última semana do ano, no Torneio Interassociações que decorreu no distrito de Vila Real e envolveu todas as associações de futebol do País. 

A representar a AFP estiveram os jogadores Rui Severino (CF “Os Avisenses"), João Pita, Manuel Matos e Telmo Lourenço (Eléctrico FC), Afonso Paulo, Fábio Namorado, João Cunha, João Saruga, Luís Mourinho, Nuno Silveira, Pedro Bilro e Pedro Vivas (UDC Sousel), bem como a Equipa Técnica, constituída por Manuel Grosa, Marco Gonçalves e Luís Carlos Fonseca, o Fisioterapeuta, José Carlos Ferreira, o Chefe de Serviços, José Alfaia, e o Chefe de Comitiva, Germano Namorado.

Portalegre foi a equipa mais jovem de toda a competição, marcou 18 golos, sofreu 16, levou apenas dois cartões amarelos, e teve como melhor marcador da equipa o jovem Fábio Namorado, que apontou seis dos golos da turma da AFP. 

No final da competição, o treinador da nossa Selecção, Manuel Grosa, fez uma análise dos quatro jogos realizados. 

O primeiro jogo colocou a AF Portalegre frente à equipa anfitriã, a Selecção de Vila Real, numa partida que “ficou um pouco aquém das expectativas”. Manuel Grosa considera que o adversário foi “mais agressivo e teve mais atitude”, num jogo “equilibrado” até sofrermos o 3-1.  Resultado final 4-2 para Vila Real.

Seguiu-se o confronto com a Selecção algarvia, um jogo “com duas faces”: uma na primeira parte, em que “conseguimos parar o bom futsal do Algarve” e, em termos ofensivos, “fomos bastante objectivos”. (Ao intervalo Portalegre ganhava por 3-1). E a outra na segunda parte, em que se notou “uma maior frescura física” do Algarve, bem como "um banco repleto de boas soluções". Os nossos jovens “acusaram cansaço”, principalmente depois de sofrer o golo do empate e, apesar de ter feito um último forcing para reduzir a desvantagem, acabaram por perder por 5-3. “Ficou a boa imagem e a vontade de fazer mais”, refere o treinador. 

No seu terceiro jogo deste Torneio Interassociações Sub-17 de Futsal, Portalegre enfrentou a Guarda, numa partida que começou com “um ritmo baixo”, com Portalegre a dominar e a Guarda a “jogar no erro”
“Tivemos enumeras oportunidade de marcar, com bolas no poste e várias situações de 2º poste. De realçar a excelente exibição do guarda-redes adversário”, conta Manuel Grosa, lembrando que, ao intervalo, e na sequência de “um erro nosso”, a Guarda adiantou-se no marcador. 
Na segunda parte, e numa “bola de saída de laboratório”, Portalegre envia novamente a bola ao poste. “A principal diferença da primeira para a segunda parte foi essencialmente os nossos momentos de decisão de passe no corredor central, sempre que optamos por jogar nos corredores laterais o adversário tinha dificuldades, e continuamos a avolumar situações para golo, mas não era o nosso dia”, recorda. Resultado final, 2-1 para a Guarda. 

O jogo de despedida foi um confronto alentejano, com Portalegre a golear a Selecção de Beja. Manuel Grosa refere que os nossos jovens entraram “apáticos” e com “excesso de confiança”, principalmente devido ao historial do adversário na competição. 
“Começamos a perder 1-0 e até ao intervalo fomos algo displicentes, ainda assim fomos para o descanso a ganhar 5-3. Na segunda parte melhoramos e fizemos alguns golos de belo efeito, tanto em bolas paradas, como em lances de ataque organizado. Ficou apesar de tudo uma boa imagem no final do jogo”, realça. Resultado final 12-5 para Portalegre.

Em termos de balanço final, Manuel Grosa destaca que Portalegre foi a equipa mais jovem do torneio, apresentando três iniciados e ainda dois atletas que não estão em competição. 
O treinador salienta ainda que, nos três jogos em que foi derrotada, a Selecção da AFP “foi sempre bastante competitiva”, dignificou a camisola de Portalegre e deixou uma boa imagem do futsal da nossa região.