No âmbito desta iniciativa, até dia 5 de Abril são aceites em todos os Quartéis de Bombeiros do Distrito de Portalegre donativos para ajudar ao povo moçambicano. Roupa de verão, bem como calçado e brinquedos, alimentos de longa duração e medicamentos são os principais bens que se deseja recolher.
O seu posterior envio para a cidade da Beira, em Moçambique, está já assegurado pelo Estado português através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e a distribuição desses bens na zona da catástrofe está salvaguardada com a garantia de residentes no local, familiares dos portalegrenses nascidos em Moçambique que assumiram esta iniciativa solidária.

A Associação de Futebol de Portalegre associou-se a esta causa e apela à mobilização e solidariedade de todos os seus clubes filiados, bem como da população em geral. Esta iniciativa teve início no dia 22 e toda a ajuda é essencial. 

É preciso roupa de verão para todas as idades, calçado, comida enlatada com data prolongada, leite em pó, leite condensado, barras energéticas, arroz, massas, feijão, água, óleo, azeite, sal, açúcar, medicamentos, material de primeiros-socorros...tudo o que possamos dar para ajudar a minimizar a dor e o sofrimento do povo moçambicano. 

No Quartel de Bombeiros de Portalegre, onde estivemos esta manhã, foi disponibilizada uma equipa de voluntários tratará da devida separação e empacotamento dos bens.

Vamos ajudar a Beira e dar um Abraço a Moçambique.