Ao conquistar o segundo lugar do seu grupo, com três pontos, dois golos marcados e cinco sofridos, a Selecção da Associação de Futebol de Portalegre (AFP) assegurou o terceiro melhor segundo lugar na fase zonal do Torneio Interassociações Sub-17 de Futebol Feminino. Nesta primeira fase da competição, a AFP foi a nona melhor Selecção do País em 18 participantes. 

A expectativa era enorme. A nossa Selecção, orientada por Mário Claudino, André Alfaia e Marco Fura, preparou com afinco esta fase zonal do Torneio Interassociações Sub-17 de Futebol Feminino, consciente de que ia enfrentar duas grandes equipas, uma delas a vencedora da competição no ano transacto, a Associação de Futebol (AF) de Lisboa.

E foi perante o olhar atento da AF Lisboa que, ao final da tarde de sexta-feira, a AF Portalegre e AF Évora entraram no Estádio Municipal Cândido de Oliveira, no concelho de Fronteira, que acolheu os dois primeiros jogos da competição. 

Com o público a apoiar na bancada, Portalegre chegou à vantagem por intermédio das jovens Catarina Almeida e Maria Inês Ramiro, e foi para o intervalo a vencer por duas bolas a zero. No segundo tempo, e apesar da pressão da Selecção de Évora, que chegou mesmo a reduzir a desvantagem, Portalegre foi competente a defender e segurou a vitória. Resultado final: AF Portalegre 2 – 1 AF Évora.

Seguiu-se o jogo contra Lisboa, uma Selecção com muita qualidade, constituída por várias jogadoras do SL Benfica e Sporting CP. Portalegre procurou defender o melhor possível e ainda ameaçou a baliza lisboeta, mas acabou por sofrer quatro golos sem resposta, num jogo marcado por uma excelente exibição da guarda-redes da Selecção de Portalegre, Isabel Velez. Resultado final: AF Portalegre 0 – 4 AF Lisboa.

Com este jogo, Portalegre despediu-se no sábado desta fase do Torneio Interassociações, uma competição em que conheceu o sabor da vitória e da derrota, marcou dois golos e sofreu cinco. Alinharam pela nossa Selecção as jovens Raquel Tarouco (O Elvas CAD), Carolina Clemente, Isabel Velez e Sofia Madeira (AC Fronteirense), Inês Peixe, Madalena Pintão e Margarida Lopes (CD Portalegrense), Andreia Adolfo, Daniela Caseiro e Natacha Correia (CF Os Elvenses), Mariana Paixão (CPT São Cristóvão), Maria Beatriz Matos (Eléctrico FC), Maria Inês Ramiro (FC Crato) e Catarina Almeida (SC Estrela). 

No último jogo deste Torneio Interassociações Sub-17 de Futebol Feminino, as Selecções de Évora e Lisboa enfrentaram-se, no domingo, no Estádio Municipal Dinis Serrano, no concelho de Monforte. Lisboa dominou novamente o jogo e repetiu o resultado do confronto com Portalegre, comprovando a sua superioridade e o seu estatuto de favoritas. Resultado final: AF Évora 0 – 4 AF Lisboa. 

No final da competição, o treinador da Selecção AFP, Mário Claudino, analisou os dois jogos e fez um balanço “extremamente positivo” da nossa participação. 

Relativamente ao primeiro jogo, o treinador considera que a Selecção da casa teve “mais ascendente” numa primeira parte “equilibrada”. “Três ocasiões para Portalegre e uma para Évora resultaram num 2-0 ao intervalo”, realça. Na segunda parte, “e a precisar de virar o resultado, a equipa de Évora teve claro ascendente, mas Portalegre manteve-se organizado defensivamente, não permitindo ocasiões de golo”

Já com Lisboa, a experiência foi bem diferente e o jogo foi de “sentido único”. “Perante uma equipa com capacidade física e técnica bem superiores”, a equipa da AF de Portalegre “procurou assentar o seu jogo numa organização defensiva em bloco baixo com sectores juntos e procurando impedir o jogo interior da equipa adversária, tentando sair em jogadas rápidas, o que acabou por não conseguir pela rápida recuperação da posse de bola da equipa adversária”

Mário Claudino observa que a AF Lisboa acabou por “desequilibrar pelos corredores laterais quando conseguiam mudar o flanco de jogo mais rápido que a basculação defensiva adversária” e, “com mérito”,  acabou por conseguir marcar dois golos em cada parte, “tendo ainda mais quatro ou cinco ocasiões que a guarda-redes da AF de Portalegre defendeu com enorme categoria”.

No final, o balanço é “extremamente positivo”. “Conquistámos a primeira vitória de sempre de uma equipa feminina num Torneio Interassociações no tempo regulamentar e um bom desempenho global num jogo de cariz dificílimo”, afirma Mário Claudino, destacando ainda que a organização defensiva trabalhada nos treinos “foi visível nos dois jogos” e que o espírito de grupo “foi saudável ao longo de toda a concentração”. Fica também a promessa de que, no futuro, a Selecção irá “procurar melhorar alguns aspectos”, principalmente “na construção de situações de finalização”

Na sequência desta prestação no Torneio Interassociações, a AFP felicita a nossa Selecção pela bravura, carácter e talento revelados dentro e fora de campo, bem como a equipa técnica pelo trabalho realizado junto das nossas guerreiras, que nos encheram de orgulho pela forma como dignificaram o futebol feminino no distrito de Portalegre. 

Um reconhecimento também para os Municípios de Fronteira e Monforte, o Atlético Clube Fronteirense e o Futebol Clube Monfortense pelo apoio, disponibilidade e dedicação demonstrados ao abraçar esta grande organização.