A AF Portalegre participou, no último fim-de-semana, na fase zonal do Torneio Interassociações Sub-14 de Futebol Feminino, que teve lugar na cidade de Leiria.

O grupo, comandado por Luís Silva e João Funenga, contou com 14 meninas de oito clubes da AF Portalegre, nomeadamente o Atlético Clube de Arronches, o Atlético Clube Fronteirense, a Associação Desportiva de Castelo de Vide, o Club Desportivo Portalegrense, o Futebol Clube do Crato, “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos, o Sporting Clube Campomaiorense e o Sport Nisa e Benfica. Trata-se de uma selecção muito jovem, constituída maioritariamente pelas jovens que integraram a selecção sub-11 criada no âmbito do Projecto #SouJogadora, e que deu boas indicações frente a duas congéneres muito fortes.

No primeiro jogo, frente a Leiria, que acabou por vencer o grupo, Portalegre entrou desinibida, mas foi obrigada a baixar linhas face à qualidade da equipa adversária. A resistência de Portalegre durou até cerca de metade da segunda parte, quando Leiria inaugurou o marcador e aproveitou a desconcentração de Portalegre para ampliar a vantagem e vencer o primeiro jogo desta fase zonal por 3-0.

Já frente a Setúbal a história foi diferente. Apesar de sofrer nova derrota, desta feita por 6-2, Portalegre teve mais bola, mais oportunidades e ainda mais atitude. Num jogo mais aberto, a selecção alentejana fez balançar a rede de Setúbal por duas vezes, com golos de Lúcia Paixão. À semelhança do que aconteceu no primeiro jogo, Portalegre foi sempre uma selecção desinibida, sem medo de ter a bola e que mostrou talento, determinação e vontade de vencer, deixando excelentes indicações para a fase nacional desta competição, que irá ter lugar de 31 de Março a 3 de Abril, em Bragança.

“Estamos orgulhosos da prestação desta jovem selecção e do trabalho desenvolvido pela equipa técnica. O grupo é muito jovem e enfrentou muitas dificuldades para conseguir treinar e preparar este torneio, mas mesmo frente a duas excelentes selecções mostrou muito valor”, declara Daniel Pina, presidente da Direcção da AF Portalegre, aplaudindo ainda a aposta dos clubes no futebol feminino e o apoio incondicional dos muitos familiares e amigos que se deslocaram a Leiria.