A Associação de Futebol de Portalegre (AFP) vai criar uma Academia de Futebol, Futsal e Futebol de Praia, que irá centralizar toda a actividade da Associação e das suas Selecções Distritais. 
O projecto envolve a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que pretende que todas as Associações Regionais e Distritais tenham a sua própria Academia, e vai disponibilizar, numa primeira fase, cerca de 200 mil euros a cada uma das 22 Associações.

A localização para a instalação da Academia ainda não está definida e a AFP aguarda ainda pelo dossier da FPF para avançar com o projecto, que implicará igualmente a colaboração de uma autarquia do distrito, mas é intenção da Direcção que esta infraestrutura seja edificada numa localização próxima das instalações da AFP. 
Pretende-se, numa primeira fase, que a Academia inclua dois campos de futebol (preferencialmente um de relva natural e outro de relva sintética) e um edifício com quatro balneários, um ginásio e um posto médico. 
Numa segunda fase, o objectivo passa por reforçar esta infraestrutura com um pavilhão para a prática do futsal e ainda um campo de futebol de praia. 

Com este projecto, a Federação Portuguesa de Futebol dá um sinal claro da forma como quer ver continuar a crescer em todo o território as modalidades nas quais nos destacamos em termos Europeus e Mundiais, e a Associação de Futebol de Portalegre está empenhada em acompanhar essa visão e ambição, e acredita que esta infraestrutura representará um enorme contributo para a missão de desenvolver o futebol e o futsal no Alto Alentejo.